Talvez o exemplo mais fácil de entender seja no treinamento físico. Imi Lichenfeld, como sabemos, era um grande atleta também. Imaginemos que ele conseguiu sintetizar e transferir todo o seu conhecimento para as próximas gerações de praticantes de Krav Maga. O conhecimento que ele tinha é o de quando ele treinava. Provavelmente anterior à Segunda Guerra Mundial.
Esse é um gráfico com a evolução em três esportes diferentes (com devido tratamento estatístico para que pudessem ser comparados). Esse gráfico é o índice dos medalhistas olímpicos de natação, corrida e lançamento de disco. Quanto menor, melhor. Se na época de Imi fosse quando tivéssemos dominado todos os aspectos do treino físico, seria de se esperar um gráfico mais ou menos como o seguinte.
Só com o conhecimento herdado de Imi, não receberíamos o melhor ensinamento. Isso é muito longe de achar que tudo o que Imi criou não tem valor. O Krav Maga original é a base sobre a qual o Krav Maga atual deveria ser construído. Desprezar o conhecimento do passado é tão ruim quanto desprezar o conhecimento posterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário