Introdução

Onde Treinar?

FSAKM: Centro de Treinamento Paranaense Instituto SOBS
Bukan: Jadim das Américas Ecoville
FPKMK: Academia Território Top Team VO2 Sports

Se você conhece mais algum local de treinamento em Curitiba ou Região Metropolitana, por favor comunique. Se for comprovada a "linhagem", será adicionado aqui.

O que é Krav Maga?
É uma técnica de defesa pessoal (arte marcial) caracterizada por uma resposta violenta e rápida contra uma agressão. O objetivo do Krav Maga é ser efetivo: poucos movimentos levarem a neutralização do oponente. Seguem algumas regras:
- Defesa específica para ataque específico.
- Caminho mais curto, máxima velocidade e máximo poder.
- Movimentos naturais do corpo e sua mente.
- Faça o que consegue, mas faça certo. Não há atalhos.

Qual é o legítimo representante do Krav Maga?
Cada professor, instrutor ou aluno acredita estar na melhor escola de Krav Maga e que estaria mais alinhada aos ensinamentos de Imi Lichenfeld. A discussão é eterna e, devido ao sucesso do Krav Maga, todos querem ter o maior número de alunos possível. Essa rivalidade entre as escolas já resultou até mesmo em questionamentos judiciais.

Qual a diferença entre as escolas?
Existe diferença, mais seria impossível citá-las sem parecer ser parcial. Vá assistir uma aula.

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quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

País da Impunidade

Entre um motorista de automóvel e um ciclista, qual tem mais chance de respeitar um semáforo vermelho? Duvido que o leitor consiga ver três ciclistas em sequência sem que um deles não esteja cometendo uma infração de trânsito. E a razão parece clara para mim, nenhum ciclista e nenhum pedestre é multado.

Como multar pedestres e ciclistas? Órgãos de trânsito não sabem como agir

Resolução do Contran prevê aplicação de sanções a pedestres e ciclistas a partir de maio de 2018, mas órgãos de trânsito ainda não sabem como agir

A possibilidade de pedestres e ciclistas serem multados a partir de maio de 2018 levantou polêmica Brasil afora. A medida, que consta de resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 27 de outubro sofreu questionamentos de todo o tipo, desde críticas à tentativa de punir o agente mais frágil no trânsito como medidas práticas para a aplicação de multas.
[…]A multa para pedestres e ciclistas estava prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT), de 1997, mas ainda não tinha sido regulamentada.
Segundo a Setran, além da fiscalização, é preciso debater e regulamentar a educação de trânsito em escolas, para conscientizar os cidadãos desde cedo.[…]

Leia a matéria completa (Gazeta do Povo).

Na minha opinião, defender o direito à auto-defesa significa responsabilizar o culpado e proteger o inocente. Quem diz que o ciclista ou o pedestre não devem ser punidos por serem o lado mais frágil poderia muito bem estender esse argumento para um sujeito que se defendeu e machucou o assaltante, que era mais fraco tanto fisicamente quanto socialmente.
Dizer que o problema é falta de educação (instrução) também me parece um absurdo, já que a maioria das pessoas tem pleno conhecimento das leis de trânsito.

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