O principal objetivo dessa página é divulgar o Krav Maga em Curitiba. Para isso, comentaremos, entre outros, principalmente sobre técnicas de defesa pessoal, segurança pública, preparação física, prevenção da violência e aspectos psicológicos da defesa pessoal. Também será comentado sobre outras artes marciais com foco em defesa pessoal. Não é objetivo dessa página fomentar brigas entre as escolas e nem ensinar técnicas.
Se você conhece mais algum local de treinamento em Curitiba ou Região Metropolitana, por favor comunique. Se for comprovada a "linhagem", será adicionado aqui.
O que é Krav Maga?
É uma técnica de defesa pessoal (arte marcial) caracterizada por uma resposta violenta e rápida contra uma agressão. O objetivo do Krav Maga é ser efetivo: poucos movimentos levarem a neutralização do oponente. Seguem algumas regras:
- Defesa específica para ataque específico.
- Caminho mais curto, máxima velocidade e máximo poder.
- Movimentos naturais do corpo e sua mente.
- Faça o que consegue, mas faça certo. Não há atalhos.
Qual é o legítimo representante do Krav Maga?
Cada professor, instrutor ou aluno acredita estar na melhor escola de Krav Maga e que estaria mais alinhada aos ensinamentos de Imi Lichenfeld. A discussão é eterna e, devido ao sucesso do Krav Maga, todos querem ter o maior número de alunos possível. Essa rivalidade entre as escolas já resultou até mesmo em questionamentos judiciais.
Qual a diferença entre as escolas?
Existe diferença, mais seria impossível citá-las sem parecer ser parcial. Vá assistir uma aula.
Como achar o conteúdo que eu quero neste blog?
Clique aqui para entender os marcadores do blog.
sábado, 25 de março de 2017
Ilusão de Óptica e Defesa Pessoal
Como a ilusão de óptica se relaciona com a defesa pessoal? A primeira coisa que vem a cabeça das pessoas talvez seja alguma técnica de ludibriar o inimigo ou alguma forma de desaparecer numa nuvem de fumaça como os ninjas de filmes B. Mas não é isso. Ou melhor, é isso mesmo, mas de uma forma bem diferente. O cérebro consegue processar informações de uma maneira espetacular. Porém, para isso, usa "atalhos". Isso faz com que o nosso cérebro suponha que viu algo.
Aqui, três setores de círculo pretos ("pizza sem uma fatia"). Mas o cérebro entende como um triângulo branco sobre um fundo branco.
Aqui, as linhas cinzas sofrem uma flexão ao passar oblíquas a outras linhas.
Bem, e como esse conhecimento muda a defesa pessoal? Da mesma maneira que o nosso cérebro é iludido por ter que lidar com muita informação de uma maneira econômica, também é iludido ao ignorar ameaças. Na verdade, o agressor tenta (geralmente, sem ter esse conhecimento formal) usar esses artifícios para pegar sua vítima de surpresa. Uma cena clássica do Livro e do Filme "O Código Da Vinci".
http://www.wikipedia.org
Onde está o Santo Graal no afresco?
Na cena a seguir, algo atrai a sua atenção? Eu tenho que admitir (até razão para me envergonhar): mesmo sabendo o que aconteceria, eu não consegui identificar. Se você não achou, nessa cena que requer atenção durante 2 minutos, imagine-se cansado, ao longo de um dia inteiro de interação com pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário