Introdução

Onde Treinar?

FSAKM: Centro de Treinamento Paranaense Instituto SOBS
Bukan: Jadim das Américas Ecoville
FPKMK: Academia Território Top Team VO2 Sports

Se você conhece mais algum local de treinamento em Curitiba ou Região Metropolitana, por favor comunique. Se for comprovada a "linhagem", será adicionado aqui.

O que é Krav Maga?
É uma técnica de defesa pessoal (arte marcial) caracterizada por uma resposta violenta e rápida contra uma agressão. O objetivo do Krav Maga é ser efetivo: poucos movimentos levarem a neutralização do oponente. Seguem algumas regras:
- Defesa específica para ataque específico.
- Caminho mais curto, máxima velocidade e máximo poder.
- Movimentos naturais do corpo e sua mente.
- Faça o que consegue, mas faça certo. Não há atalhos.

Qual é o legítimo representante do Krav Maga?
Cada professor, instrutor ou aluno acredita estar na melhor escola de Krav Maga e que estaria mais alinhada aos ensinamentos de Imi Lichenfeld. A discussão é eterna e, devido ao sucesso do Krav Maga, todos querem ter o maior número de alunos possível. Essa rivalidade entre as escolas já resultou até mesmo em questionamentos judiciais.

Qual a diferença entre as escolas?
Existe diferença, mais seria impossível citá-las sem parecer ser parcial. Vá assistir uma aula.

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quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Religião 2/3: Judaísmo


Os judeus seguem principalmente dois conjuntos de livros: o Tanakh (Velho Testamento sem os Livros Deuterocanônicos) e o Talmud. Uma coisa importante a saber é que nem todos os comportamentos descritos na Bíblia são aprovados por Deus. Por exemplo o rei Davi cometeu crimes graves.
Infelizmente, não sou um teólogo judeu e, portanto, pode haver alguma falha. Portanto, comentários são bem vindos.

Começando com o Tanakh, temos:

Levítico 19:15-18
15 Não farás injustiça no juízo; não respeitarás o pobre, nem honrarás o poderoso; com justiça julgarás o teu próximo.
16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor.
17 Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado.
18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Aqui, vê-se uma mensagem muito clara de que não devemos cometer injustiças.

Shemot (Êxodo) 20:2
Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão.
Deus diz aos hebreus que eles são livres. Donde pode se extrair que qualquer ameaça às liberdades individuais é uma afronta a um desejo de Deus.

Shemot (Êxodo) 20:13
13 Não matarás.
Aparentemente foi uma tradução errada. A melhor tradução, segundo alguns é "não assassinarás". O que muda significativamente, já que assassinar significa matar o ser humano inocente.

Shemot (Êxodo) 20:15;17
15 Não furtarás.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence.
Vê-se que Deus deseja que os hebreus respeitem a propriedade alheia.

Gênesis 14:14-16

14 Abrão, tendo ouvido que Lot, seu parente, ficara prisioneiro, escolheu trezentos e dezoito dos seus melhores e mais corajosos servos, nascidos em sua casa, e foi ao alcance dos reis até Dan.
15 Ali, dividindo a sua tropa para os atacar de noite com seus servos, desbaratou-os e perseguiu-os até Hoba, que se encontra ao norte de Damasco. 
16 Abrão recobrou todos os bens saqueados e reconduziu também Lot, seu parente, com os seus bens, assim como as mulheres e os homens.
Um trecho claro que os hebreus usavam da força para impedir a injustiça.

Eruvin 45a
Sobre a consulta se é certo a pessoa se afastar mais que dois mil côvados da sua localização durante o Sabá.
Se ele estava dentro de seu limite original, é considerado como se ele não tivesse deixado seu limite, e ele pode retornar à sua localização original. Os sábios formularam um princípio: todos os que saem da batalha e salvam vidas podem retornar às suas localizações originais no Sabá.
Fica claro que o Sabá não é desrespeitado se envolve uma agressão com risco à vida.

Além disso existe em todo o Velho Testamento ações divinas que são interpretados por muitos como punição. Outros, interpretam como consequência inevitável de ações erradas dos seres humanos. Independente disso, há um predomínio da responsabilização daquele que errou pelo seu próprio sofrimento. Dessa forma, podemos concluir que o judaísmo prega que:
  1. A defesa pessoal é justificada;
  2. A vingança é errada e;
  3. o agressor é responsável pelo desfecho.

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