Introdução

Onde Treinar?

FSAKM: Centro de Treinamento Paranaense Instituto SOBS
Bukan: Jadim das Américas Ecoville
FPKMK: Academia Território Top Team VO2 Sports

Se você conhece mais algum local de treinamento em Curitiba ou Região Metropolitana, por favor comunique. Se for comprovada a "linhagem", será adicionado aqui.

O que é Krav Maga?
É uma técnica de defesa pessoal (arte marcial) caracterizada por uma resposta violenta e rápida contra uma agressão. O objetivo do Krav Maga é ser efetivo: poucos movimentos levarem a neutralização do oponente. Seguem algumas regras:
- Defesa específica para ataque específico.
- Caminho mais curto, máxima velocidade e máximo poder.
- Movimentos naturais do corpo e sua mente.
- Faça o que consegue, mas faça certo. Não há atalhos.

Qual é o legítimo representante do Krav Maga?
Cada professor, instrutor ou aluno acredita estar na melhor escola de Krav Maga e que estaria mais alinhada aos ensinamentos de Imi Lichenfeld. A discussão é eterna e, devido ao sucesso do Krav Maga, todos querem ter o maior número de alunos possível. Essa rivalidade entre as escolas já resultou até mesmo em questionamentos judiciais.

Qual a diferença entre as escolas?
Existe diferença, mais seria impossível citá-las sem parecer ser parcial. Vá assistir uma aula.

Como achar o conteúdo que eu quero neste blog?
Clique aqui para entender os marcadores do blog.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Kung fu

Atualização: o vídeo foi removido pelo usuário, mas mostrava um grande praticante de Kung Fu tradicional lutando (e perdendo) com um lutador de MMA.

A humilhante derrota de um mestre chinês de kung fu, que em dez segundos de combate perdeu para um campeão de artes marciais mistas (MMA), desatou um debate sobre se as formas tradicionais de luta desenvolvidas na China há milênios ainda são úteis perante as técnicas mais modernas.


(…)


"O tai chi nasceu como uma arte de defesa, mas agora é mais um instrumento de manutenção da saúde, efetivo contra as doenças crônicas", tentou contemporizar, em declarações à Agência Efe, um professor do Centro de Cultivo Espiritual de Pequim.


(…)


Dizem os historiadores que as formas de combate chinesas, que ainda são estudadas pela polícia e pelos soldados do país, nasceram em volta da dinastia Qin (século III a.C.), quando os nobres começaram a contratar assassinos profissionais para sua segurança ou inclusive para usá-los de um modo parecido com o dos gladiadores romanos.


(…)


Mas em 1960, como lembrou na semana passada o jornal "South China Morning Post", um dos pais das artes marciais mistas, o famoso ator americano nascido em Hong Kong, Bruce Lee, já tinha derrotado um praticante de artes tradicionais chinesas, Wong Jack-man, começando a colocá-las em dúvida.


A China, apesar disso, continua tentando promover por todo o mundo suas artes marciais tradicionais, como provou o fato de que na Olimpíada de Pequim em 2008 fossem esportes de exibição, ou que seus monges shaolin viajem por todo o mundo para mostrar o poder de seus punhos.


Leia a matéria completa (UOL).


Essas lutas foram muito apropriadas para o momento em que foram criadas. De lá para cá, o combatente mudou assim como o próprio combate. Se a arte marcial não se adapta, perde sua efetividade numa situação real. Isso não é a mesma coisa que "perder o valor", já que além do combate, a maioria das artes marciais antigas possuem uma bagagem cultural bastante grande. É o que se chama de "filosofia" nas artes marciais. O que não é o caso das artes marciais voltadas para efetividade no combate moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário