Pela definição de cultura da Wikipedia:
(…) a definição genérica formulada por Edward B. Tylor segundo a qual cultura é "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Podemos entender como aquilo que uma pessoa pensa sem conseguir identificar a origem dessa ideia. Por que um curitibano acha estranho quando o vizinho "puxa conversa" enquanto um carioca acharia uma ofensa pessoal se o vizinho não conversar com ele? Pode até existir uma explicação, mas um curitibano comum não consegue identificar de onde veio esse hábito. Além dos hábitos, as próprias opiniões muitas vezes vem das práticas cotidianas das pessoas com quem se relaciona.
Dessa maneira, na minha opinião, a mesma pessoa que é contra o direito de possuir armas também é contra a prática de artes marciais para defesa pessoal. Em geral, o que se ouve é "Eu não gosto de Krav Maga porque não sou uma pessoa violenta".
Então, na minha opinião, para difundir o Krav Maga, a cultura desarmamentista tem que ser combatida. Em geral, quem é contra o direito de reação em legítima defesa:
- transfere a responsabilidade pelo crime do bandido para a sociedade ou até mesmo para a vítima;
- culpa a vítima (ou outro cidadão) por qualquer desfecho desfavorável;
- diminui a gravidade do dano causado pelo bandido;
- aumenta a gravidade do dano causado pela vítima ou por outro cidadão honesto;
- confia na capacidade de resolver conflitos sem o uso da violência.
Essa cultura gera frutos no meio político:
O desarmamentista [deputado] ███ ([partido] ▒▒▒) conta com dez homens armados como seguranças. É o que informa o próprio deputado estadual carioca em matéria d’O Globo e em seu perfil oficial no Twitter.
De acordo com ███, o deputado possui cinco agentes penitenciários, três policiais militares e dois policiais civis como seguranças em seu gabinete, todos "aptos a manusear armas de fogo" e financiados pelos pagadores de impostos do Estado do Rio de Janeiro.
Para o restante da sociedade civil, entretanto, ███ defende o desarmamento. De acordo com posts em seu Twitter, "mais armas não significam mais segurança", "uma sociedade mais armada não é mais segura" e ███ é "radicalmente contra o armamento da Guarda Municipal porque o Rio de Janeiro não precisa de mais armas nas ruas".
Ainda no mesmo veículo, sobre outro político:
A parceria realizada pela prefeitura de [cidade] ▓▓▓ com a ONG "Sou da Paz" para desarmar os paulistanos não agradou os eleitores e apoiadores de [prefeito] ░░░. Em todas as postagem do prefeito ▓▓▓ há pessoas questionando a posição da prefeitura em relação ao desarmamento.
Veja a matéria (ILISP).
Aparentemente sobre o mesmo político Nando Moura publicou uma charge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário