Introdução

Onde Treinar?

FSAKM: Centro de Treinamento Paranaense Instituto SOBS
Bukan: Jadim das Américas Ecoville
FPKMK: Academia Território Top Team VO2 Sports

Se você conhece mais algum local de treinamento em Curitiba ou Região Metropolitana, por favor comunique. Se for comprovada a "linhagem", será adicionado aqui.

O que é Krav Maga?
É uma técnica de defesa pessoal (arte marcial) caracterizada por uma resposta violenta e rápida contra uma agressão. O objetivo do Krav Maga é ser efetivo: poucos movimentos levarem a neutralização do oponente. Seguem algumas regras:
- Defesa específica para ataque específico.
- Caminho mais curto, máxima velocidade e máximo poder.
- Movimentos naturais do corpo e sua mente.
- Faça o que consegue, mas faça certo. Não há atalhos.

Qual é o legítimo representante do Krav Maga?
Cada professor, instrutor ou aluno acredita estar na melhor escola de Krav Maga e que estaria mais alinhada aos ensinamentos de Imi Lichenfeld. A discussão é eterna e, devido ao sucesso do Krav Maga, todos querem ter o maior número de alunos possível. Essa rivalidade entre as escolas já resultou até mesmo em questionamentos judiciais.

Qual a diferença entre as escolas?
Existe diferença, mais seria impossível citá-las sem parecer ser parcial. Vá assistir uma aula.

Como achar o conteúdo que eu quero neste blog?
Clique aqui para entender os marcadores do blog.

domingo, 28 de maio de 2017

Arma de Choque

Existem três tipos de armas de choque (em inglês, Electroshock Weapon):
  • Stun Gun
  • Taser
  • Eletrolaser


Em cima: Stun Gun / Embaixo : Taser
Todas essas armas tem algumas características comuns. Tem pelo menos dois terminais elétricos. Entre esses dois terminais, o aparelho gera uma diferença de potencial (DDP ou "voltagem") muito grande. Geralmente, supera os 1000 V. Porém a corrente ("amperagem") é pequena. Por isso, esses aparelhos são relativamente seguros.


Área de ação da Stun Gun e do Taser.


Stun Gun
Geralmente tem o tamanho de um celular, mas pode ser tão pequena quanto um batom ou ser incorporada a um cacetete. Nesse aparelho, a DDP é tão grande que rompe a resistência do ar. Com isso, são geradas faíscas exatamente da mesma maneira que o acendedor elétrico de um fogão. Sua efetividade se dá pelo medo que ela gera. Imagine-se vendo um aparelho soltando faísca e fazendo barulho se aproximar do seu rosto. Porém, o seu efeito físico é limitado. Se encostado na pele, ocorre dor. Além disso, pode haver uma contração muscular intensa ao redor do local de contato enquanto a corrente estiver passando. Ou seja, imediatamente após desligar o aparelho ou deixar de encostar, o agressor está fisicamente pronto para continuar o combate. Dessa maneira, entenda-se, os aparelhos de choque funcionam pelo medo.

Taser
O mecanismo de ação do Taser é um pouco diferente. Ele dispara dois dardos (um para cima e outra para baixo). Com isso, a corrente elétrica tem que percorrer um caminho maior no corpo do agressor. Mais músculos afetados significam menor capacidade física para reagir. Além disso, pode haver a contração do diafragma e demais músculos da respiração. Com isso, por alguns poucos segundos, a respiração para (podendo, inclusive, afetar o fluxo de sangue para o coração). Além disso, essa arma também pode ser usada como stun gun se for descartado o alojamento dos dardos (ponta preta da arma).

Eletrolaser
É muito parecido com o Taser, porém, ao invés de usar dardos, utiliza dois feixes de laser de alta potência para ionizar o ar e conduzir a eletricidade até o alvo. É experimental ainda.

Aparelho Aquaelétrico (Water Stun Gun)
Muito parecido com o eletrolaser, porém usa jatos de água salgada para conduzir a eletricidade. É experimental e, aparentemente, será abandonado por ser de pouco uso na prática.

Além disso, é importante saber que tanto o Taser quanto a Stun Gun dependem da condutividade elétrica da pessoa. Se o sujeito é muito gordo, pode não ser tão efetivo quanto em alguém que não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário