- Stun Gun
- Taser
- Eletrolaser
Em cima: Stun Gun / Embaixo : Taser |
Área de ação da Stun Gun e do Taser. |
Stun Gun
Geralmente tem o tamanho de um celular, mas pode ser tão pequena quanto um batom ou ser incorporada a um cacetete. Nesse aparelho, a DDP é tão grande que rompe a resistência do ar. Com isso, são geradas faíscas exatamente da mesma maneira que o acendedor elétrico de um fogão. Sua efetividade se dá pelo medo que ela gera. Imagine-se vendo um aparelho soltando faísca e fazendo barulho se aproximar do seu rosto. Porém, o seu efeito físico é limitado. Se encostado na pele, ocorre dor. Além disso, pode haver uma contração muscular intensa ao redor do local de contato enquanto a corrente estiver passando. Ou seja, imediatamente após desligar o aparelho ou deixar de encostar, o agressor está fisicamente pronto para continuar o combate. Dessa maneira, entenda-se, os aparelhos de choque funcionam pelo medo.
Taser
O mecanismo de ação do Taser é um pouco diferente. Ele dispara dois dardos (um para cima e outra para baixo). Com isso, a corrente elétrica tem que percorrer um caminho maior no corpo do agressor. Mais músculos afetados significam menor capacidade física para reagir. Além disso, pode haver a contração do diafragma e demais músculos da respiração. Com isso, por alguns poucos segundos, a respiração para (podendo, inclusive, afetar o fluxo de sangue para o coração). Além disso, essa arma também pode ser usada como stun gun se for descartado o alojamento dos dardos (ponta preta da arma).
Eletrolaser
É muito parecido com o Taser, porém, ao invés de usar dardos, utiliza dois feixes de laser de alta potência para ionizar o ar e conduzir a eletricidade até o alvo. É experimental ainda.
Aparelho Aquaelétrico (Water Stun Gun)
Muito parecido com o eletrolaser, porém usa jatos de água salgada para conduzir a eletricidade. É experimental e, aparentemente, será abandonado por ser de pouco uso na prática.
Além disso, é importante saber que tanto o Taser quanto a Stun Gun dependem da condutividade elétrica da pessoa. Se o sujeito é muito gordo, pode não ser tão efetivo quanto em alguém que não é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário