Introdução

Onde Treinar?

FSAKM: Centro de Treinamento Paranaense Instituto SOBS
Bukan: Jadim das Américas Ecoville
FPKMK: Academia Território Top Team VO2 Sports

Se você conhece mais algum local de treinamento em Curitiba ou Região Metropolitana, por favor comunique. Se for comprovada a "linhagem", será adicionado aqui.

O que é Krav Maga?
É uma técnica de defesa pessoal (arte marcial) caracterizada por uma resposta violenta e rápida contra uma agressão. O objetivo do Krav Maga é ser efetivo: poucos movimentos levarem a neutralização do oponente. Seguem algumas regras:
- Defesa específica para ataque específico.
- Caminho mais curto, máxima velocidade e máximo poder.
- Movimentos naturais do corpo e sua mente.
- Faça o que consegue, mas faça certo. Não há atalhos.

Qual é o legítimo representante do Krav Maga?
Cada professor, instrutor ou aluno acredita estar na melhor escola de Krav Maga e que estaria mais alinhada aos ensinamentos de Imi Lichenfeld. A discussão é eterna e, devido ao sucesso do Krav Maga, todos querem ter o maior número de alunos possível. Essa rivalidade entre as escolas já resultou até mesmo em questionamentos judiciais.

Qual a diferença entre as escolas?
Existe diferença, mais seria impossível citá-las sem parecer ser parcial. Vá assistir uma aula.

Como achar o conteúdo que eu quero neste blog?
Clique aqui para entender os marcadores do blog.

sábado, 18 de março de 2017

Regra dos Marines

Regras dos Marines (Fuzileiros Navais Americanos) retiradas de um site de humor (tradução livre, comentários em vermelho):
  1. Seja cortês com todos, amigável com ninguém. Você até pode ser educado com as pessoas, mas não deve ter vergonha de parecer deselegante. Às vezes, abrimos brecha para uma agressão por temer a crítica dos outros. Exemplo: às pessoas tem vergonha de pedir um documento de identificação do prestador de serviço que entra na sua casa.
  2. Decida ser agressivo o suficiente, rápido o suficiente. As técnicas do Krav Maga tem essa característica: muita violência e muita velocidade.
  3. Tenha um plano. Faça gerenciamento do risco.
  4. Tenha um plano B porque o primeiro provavelmente não vai funcionar. Isso, numa situação real, é muito mais frequente do que se imagina. Aliás, o próprio Krav Maga nunca deve ser o plano A. Primeiro devemos planejar nunca precisar entrar em contato com uma situação violenta. Outro plano antes do combate deve ser fugir.
  5. Seja educado. Seja profissional. Mas tenha um plano para matar todos com quem você se encontrar. Não "baixe a guarda", mesmo quando estiver entre pessoas conhecidas. Obviamente, com pessoas conhecidas, talvez tenha que poupar as técnicas mais agressivas, conforme a situação. Não é por que um colega de trabalho, tão bêbado que mal para em pé, vai tentar te dar um tapa que você precisa quebrar o seu pescoço.
  6. Não participe de uma troca de tiros se o calibre da sua arma não começar com "4". Possua e, quando necessário, use suas "armas" (conhecimento de Krav Maga).
  7. Tudo o que valer um tiro, vale dois tiros. Munição é barata. A (sua) vida é cara. A vida do cidadão honesto (em especial a sua e a da sua família) não tem preço. Não exite, se necessário, em aplicar uma técnica que pode realmente machucar muito um agressor.
  8. Mova-se para longe do atacante. Distância é sua amiga. (Deslocamento lateral ou diagonal é preferível). Fuja do combate duma maneira que permita a reação se necessário. Caso o embate físico seja mandatório, a PROXIMIDADE é sua amiga.
  9. Use cobertura e disfarce tanto quanto possível. Se a luta for inevitável, tente ao máximo esconder a sua capacidade até o momento em que ela precise ser utilizada.
  10. Flaqueie o seu adversário. Proteja o seu flanco. Tenha uma noção do posicionamento seu, dos seus familiares e dos agressores no ambiente. Tente se posicionar de maneira que os agressores exponham seu lado mais fraco (o que é muito difícil) e evite que os agressores o cerquem.
  11. Sempre trapaceie; sempre ganhe. O único combate injusto é aquele que você perde. Krav Maga não é uma luta de cavalheiros. Defesa pessoal é chegar vivo e intocado em casa.
  12. Em dez anos, ninguém se lembrará dos detalhes do calibre, da postura do atirador ou da tática. Só se lembrarão dos que viveram. Entre sobreviver puxando os testículos de um agressor e morrer tentado aplicar um golpe com tantas etapas que parece um kata, a resposta é bastante óbvia.
  13. Se você não está atirando, você deveria estar informando seus superiores da sua intenção de atirar. Se o combate é inevitável, o único desejo deve ser usar agressividade máxima até que sua fuga segura esteja certa.

http://militaryhumor.net/military-rules/

Nenhum comentário:

Postar um comentário