https://www.epainassist.com/muscles-and-tendons/muscle-tear-types-treatment |
O treino físico deve levar a um leve desconforto. Praticantes mais experientes de várias modalidades esportivas sabem quando diminuir o ritmo. Pois o ganho obtido pelo esforço excessivo em um dia é perdido nas semanas de afastamento de atividades físicas pela lesão. Então, basicamente, quando começar a sentir dor (seja onde for), é provável que está se lesionando. Um agravante para a prática física é que existe a liberação de endorfinas, que são analgésicos naturais. Se a pessoa não prestar atenção, se lesionará sem perceber. Em geral, sob efeito da endorfina, a lesão aparece como uma sensação de que o músculo ou a articulação estão inchados ou emperrados. As principais lesões são:
Distensão Muscular
É a ruptura de fibras musculares por esforço excessivo ou por um movimento brusco. Deve ser tratada com repouso, gelo e remédio para dor.
Entorse
É a torção de uma articulação, quando o osso é forçado a se movimentar além da amplitude normal de movimento. Pode levar a ruptura da articulação, sem fraturar o osso. Tratado com repouso, gelo e remédio para dor.
Luxação
É quando o osso desencaixa da articulação sem quebrar. Às vezes, pode ser uma lesão mais grave que a fratura e necessita sempre urgente a avaliação de um médico. Se você mesmo tiver que fazer o transporte da pessoa, tente imobilizar na posição que cause menos dor.
Fratura
É quando o osso quebra. Também necessita avaliação de um médico. Algumas fraturas são muito graves e não devem ser transportadas por pessoas sem experiência. Se for o caso de uma fratura menos grave ou se não houver possibilidade de transporte por pessoa treinada, tente imobilizar o melhor possível.
Se possível, tente estudar antecipadamente noções de primeiros socorros. Existem vários manuais para leigos disponíveis na internet. Como exemplo, Capítulo de Imobilização do Manual de Socorrismo da SRPCBA (Bombeiros de Azores).
Dia 19 de março de 2017, um artigo sobre uma fratura específica de lutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário