O principal objetivo dessa página é divulgar o Krav Maga em Curitiba. Para isso, comentaremos, entre outros, principalmente sobre técnicas de defesa pessoal, segurança pública, preparação física, prevenção da violência e aspectos psicológicos da defesa pessoal. Também será comentado sobre outras artes marciais com foco em defesa pessoal. Não é objetivo dessa página fomentar brigas entre as escolas e nem ensinar técnicas.
Se você conhece mais algum local de treinamento em Curitiba ou Região Metropolitana, por favor comunique. Se for comprovada a "linhagem", será adicionado aqui.
O que é Krav Maga?
É uma técnica de defesa pessoal (arte marcial) caracterizada por uma resposta violenta e rápida contra uma agressão. O objetivo do Krav Maga é ser efetivo: poucos movimentos levarem a neutralização do oponente. Seguem algumas regras:
- Defesa específica para ataque específico.
- Caminho mais curto, máxima velocidade e máximo poder.
- Movimentos naturais do corpo e sua mente.
- Faça o que consegue, mas faça certo. Não há atalhos.
Qual é o legítimo representante do Krav Maga?
Cada professor, instrutor ou aluno acredita estar na melhor escola de Krav Maga e que estaria mais alinhada aos ensinamentos de Imi Lichenfeld. A discussão é eterna e, devido ao sucesso do Krav Maga, todos querem ter o maior número de alunos possível. Essa rivalidade entre as escolas já resultou até mesmo em questionamentos judiciais.
Qual a diferença entre as escolas?
Existe diferença, mais seria impossível citá-las sem parecer ser parcial. Vá assistir uma aula.
Como achar o conteúdo que eu quero neste blog?
Clique aqui para entender os marcadores do blog.
quarta-feira, 29 de março de 2017
Reação ao Stress
Descrição do vídeo: Jade Barbosa chora durante apresentação por ter cometido um erro. Possivelmente a ginasta não teve um bom desempenho por não lidar bem com stress. Frente a uma situação ameaçadora, o corpo libera adrenalina. No nosso cérebro há três reações possíveis:
Fight (lutar)
Fly (fugir)
Freeze (congelar)
Vários animais tem essas atitudes: o tornam-se agressivos, ou fogem, ou fingem de morto. Evolutivamente, até mesmo num passado recente, nos combates havia uma vantagem em congelar pelo pânico. O combatente parado no meio do campo de batalha poderia ser poupado, por não representar uma ameaça.
Descrição do vídeo: Animal subjugado por predadores congela ("finge de morto") para escapar logo em seguida.
Numa situação de violência urbana, porém, não é uma reação boa. Felizmente podemos condicionar nossa mente a reagir de uma maneira específica. A má notícia é que isso envolve simulação em situação que replique o nível de stress duma situação real (o que é bem difícil). Uma forma de tentar simular é praticando jogos de videogame.
Descrição do vídeo: vários momentos assustadores de jogos eletrônicos.
Esse tipo de jogo é elaborado para, em determinado momento, baixar o seu nível de ansiedade e deixá-lo relaxado. Tudo isso para, num instante, surgir um inimigo. Além disso, necessitará responder de imediato. Como eu disse, não é a melhor forma de treinar a reação, mas é uma forma razoável e acessível.
Se tudo der certo, a reação do praticante ficará mais ou menos assim:
Nenhum comentário:
Postar um comentário