São características físicas para a prática de uma arte marcial:
- resistência cardiovascular: capacidade de consumir oxigênio (realizar exercício físico aeróbio).
- resistência muscular localizada: capacidade de exercitar um grupo muscular repetidamente.
- força: capacidade de exercer tensão muscular, seja estática ou dinâmica.
- flexibilidade: amplitude de movimento de uma articulação.
- agilidade: capacidade de mudar rapidamente de direção
- velocidade: capacidade de executar atividade em alta intensidade durante breve período (realizar exercício físico anaeróbio).
- equilíbrio: capacidade de sustentar-se, mantendo postura, sobre uma base.
Todas essas características são desejáveis. Porém, a importância delas varia conforme o tipo de prática. Como o Krav Maga procura resolver os problemas em poucos segundos, a resistência cardiovascular e a resistência muscular localizada não são tão importante quanto os outros. Porém, alguém que tenha uma capacidade de se exercitar por longos períodos poderá treinar por mais tempo, refinando ainda mais a técnica.
Aqui, alguns exercícios para melhorar o equilíbrio.
Bem Estar (Globo)
Seguintes exercícios retirados do site Receita de Vida.
1. Equilíbrio em um pé só: posicione-se próximo a uma parede ou uma cadeira firme para poder se apoiar caso perca o equilíbrio. Fique em pé com os pés juntos, levante um dos pés mantendo o joelho dobrado para frente ou para o lado. Segure a posição com os olhos abertos e depois com os olhos fechados. Abaixe o pé e depois levante o outro. Repita 4 vezes para cada pé.
2. Balanço de perna: em pé, estique a perna esquerda e levante-a 10 a 15 cm do chão. Com os braços ao longo do corpo, balance a perna esquerda para frente e para trás, tocando o chão para se equilibrar (se necessário) e mantendo o tronco ereto. Repita o movimento sem tocar o chão. Alterne as pernas e repita.
3. Movimento de relógio com os braços: equilibre-se em uma perna só, mantenha a cabeça erguida, as costas retas e as mãos nos quadris. Imagine seu braço como o ponteiro de um relógio e aponte para onde estaria o número 3 (o 12 seria o seu braço totalmente esticado para cima), depois, gire o braço na direção do número 9. Repita os movimentos com a outra perna e o outro braço.
4. Movimento de relógio com as pernas: equilibre-se em um pé só, mantenha a cabeça erguida, as costas retas e as mãos sobre os quadris. Estique a outra perna para frente e imagine que você é o centro do relógio. Aponte o pé na direção de onde ficariam os números 12,9 e 3, enquanto mantém o equilíbrio. Aumente o desafio ao pedir para alguém ditar diferentes horários para você fazer. Troque a perna e repita o processo.
Exercícios retirados do site Seja Ninja.
Nível Iniciante
Feche os olhos e fique parado em 1 pé só, por 60 segundos. Repita várias vezes, trocando o pé de apoio a cada 60 segundos. Use um smartphone com Timer para avisar você toda vez que o tempo se esgotar.
Nível Básico
Faça o mesmo exercício do Nível Iniciante, porém fique em cima de meio fio ou um toco de madeira, tijolo, etc. Pode ser qualquer objeto que o permita ficar até 30 cm acima do chão e que tenha uma superfície menor que o seu pé.
Nível PRO
Faça Slackline. Existem equipamentos relativamente baratos que podem ser adquiridos via Internet e que permitirão você se exercitar em casa, praças ou parques. O mais interessante é que sempre vão aparecer outros slackliners para se juntar a você, onde quer que você estenda sua corda. Além de melhorar o equilíbrio, pode ser uma boa oportunidade para fazer novos amigos.
Nível NINJA
Faça Slackline de olhos de fechados. Não tente isto se não estiver absolutamente confiante que é capaz. Antes de chegar no nível NINJA, é importante que sua familiaridade com a corda já esteja muito boa, de modo que você já seja capaz de fazer algumas manobras sobre ela e sinta-se 100% seguro. Quando você fecha os olhos, será principalmente seu ouvido que irá orientar seu equilíbrio, portanto o jogo mudará completamente. Esteja preparado para isto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário