Imi Lichtenfeld caracterizou o Krav Maga como sendo a "estabilidade em movimento" e representou isso com um triângulo envoltou por um círculo. O círculo representa o dinamismo e a aproximação (abordagem, "approach", no original) do agressor (entrar no agressor = "le hikaness", em hebraico) e o triângulo simboliza a nossa própria estabilidade (permanecer = "le hishaer", em hebraico). Apenas a combinação ótima dessas duas características trazem a máxima chance de sucesso.
(...)
Regras
- Use uma defesa específica contra um ataque específico.
- Caminho mínimo máxima velocidade e poder dos ataques.
- Nenhum movimento será estranho ao seu corpo ou sua mente.
- Faça (somente) o que consegue, mas faça bem feito. Não há atalhos.
Princípios
Nós precisamos estar preparados para lidar com um agressor mais forte, mais rápido e mais técnico. Não importa quanto nós nos preparamos fisicamente, nossa força, resistência e velocidade são limitadas. A arma mais importante é nossa mente, não nosso corpo. Para prevenir lesões, nós não bloqueamos a força o ataque do agressor. Nós não tentaremos resistir a força do agressor. Nós não revelaremos nosso conhecimento ou nossa intenção, usando a surpresa a nossa vantagem. Não sendo preso a qualquer regra, nós atacaremos as áreas mais sensíveis do agressor, para atingir a efetividade máxima a cada ação.
Não há defesa sem ataque. De outra maneira, nós estamos oferecendo ao agressor novas oportunidades de nos machucar. Nós sempre vamos nos aproximar do agressor, dessa maneira tomando a iniciativa e o controle das ações.
Além desses princípios, há vários princípios específicos para certas técnicas de Krav Maga. Estes princípios são ensinados juntos com as técnicas e permitem que você ache seu caminho para lidar com situações em que agressões reais não são idênticas às que você praticou.
Leia a matéria (Krav-Maga Stability and Motion).
Nenhum comentário:
Postar um comentário