Introdução

Onde Treinar?

FSAKM: Centro de Treinamento Paranaense Instituto SOBS
Bukan: Jadim das Américas Ecoville
FPKMK: Academia Território Top Team VO2 Sports

Se você conhece mais algum local de treinamento em Curitiba ou Região Metropolitana, por favor comunique. Se for comprovada a "linhagem", será adicionado aqui.

O que é Krav Maga?
É uma técnica de defesa pessoal (arte marcial) caracterizada por uma resposta violenta e rápida contra uma agressão. O objetivo do Krav Maga é ser efetivo: poucos movimentos levarem a neutralização do oponente. Seguem algumas regras:
- Defesa específica para ataque específico.
- Caminho mais curto, máxima velocidade e máximo poder.
- Movimentos naturais do corpo e sua mente.
- Faça o que consegue, mas faça certo. Não há atalhos.

Qual é o legítimo representante do Krav Maga?
Cada professor, instrutor ou aluno acredita estar na melhor escola de Krav Maga e que estaria mais alinhada aos ensinamentos de Imi Lichenfeld. A discussão é eterna e, devido ao sucesso do Krav Maga, todos querem ter o maior número de alunos possível. Essa rivalidade entre as escolas já resultou até mesmo em questionamentos judiciais.

Qual a diferença entre as escolas?
Existe diferença, mais seria impossível citá-las sem parecer ser parcial. Vá assistir uma aula.

Como achar o conteúdo que eu quero neste blog?
Clique aqui para entender os marcadores do blog.

sábado, 20 de maio de 2017

Manter Vigilância

Encontre o erro:


 A resposta é óbvia: está andando com a atenção no seu celular.

Seu campo visual fica algo como isso:


O nosso campo visual é aproximadamente de 180°. Isso significa que, se olharmos para um ponto exatamente na nossa frente, sem mexer o olho, conseguimos perceber coisas que acontecem ao nosso lado. Isso considerando somente o plano horizontal, o mais importante para auto-defesa numa situação de criminalidade urbana.

Ou seja, nosso campo visual é algo como o seguinte:

Ao se deslocar, sugiro não ficar somente olhando para frente. Imagine que uma pessoa se desloque passando pelos pontos 1, 2, 3 e 4.



Rente a edificação (ponto 1), ela olha, por exemplo, para o outro lado da rua. Isso cobrirá quase toda a calçada a sua frente, a rua e boa parte da calçada atrás dela. Seguindo o deslocamento, olha para frente (ponto 2). A hipervigilância também pode atrair a atenção dos criminosos. Muitas vezes eles pensam que se a pessoa está hipervigilante, deve ser frágil ou estar portando algo de muito valor. Seguindo o deslocamento, sem interrompê-lo, a pessoa vira a cabeça (ponto 3) para mirar o olhar para algo pelo qual ela esteja passando (nesse exemplo, a placa na parede). Isso fará com que a totalidade da calçada seja abrangida. Após alguns segundos, retorna o olhar para frente (ponto 4). Importante que essa manobra não seja feita de maneira que aparente que a pessoa está perdida ou que não conhece a localidade, já que esse tipo de pessoa também é mais vulnerável a ação de criminosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário