A defesa, seja ela para que fim for, pode ser dividida em passiva e ativa.
Defesa Passiva
Defesa passiva (SP) são medidas deixadas no local a ser protegido ou próximo a ele com a finalidade de dificultar o acesso de um agressor.
O mais comum são medidas e dispositivos que fazem com que o agressor leve muito tempo para invadir. Por exemplo, uma fechadura comum é aberto rapidamente por um ladrão experiente. Uma fechadura tipo tetrachave leva mais tempo. Um muro alto pode ser quebrado a marretadas.
Além disso, podem causar algum dano ao agressor. Por exemplo, um arbusto com espinhos pode ferir o agressor que queira passar por ele rapidamente.
|
https://www.colegioweb.com.br/ |
Defesa Ativa
A defesa ativa (DA) corresponde a reação de um ser humano à invasão. Ela pode ser feita pelo proprietário daquele bem ou por terceiros (policiais, vizinhos ou outros cidadãos). Ela pode ser feita com um instrumento (arma) ou sem (artes marciais).
Relação entre Defesa Ativa e Defesa Passiva
Imagine um banco com uma fortuna no seu interior em uma cidade abandonada. Por maior que seja a sua defesa, um dia ele seria saqueado. Nem que levasse um ano inteiro a marretadas, um dia alguém conseguiria abri-lo. Dessa maneira é possível dizer que a única forma de impedir um crime é com DA. Um alarme (DP) só funciona porque o bandido sabe que, se disparado, atrairá a DA. Portanto, a DP somente não é suficiente. Mas ela é muito útil em amplificar a efetividade da DA. É por isso que nenhuma instalação militar no mundo é protegida somente com DA. Vemos muros, concertinas, câmeras, grandes áreas descampadas. Até mesmo um acampamento militar é feito em um local cujo terreno forneça uma DP natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário