Introdução

Onde Treinar?

FSAKM: Centro de Treinamento Paranaense Instituto SOBS
Bukan: Jadim das Américas Ecoville
FPKMK: Academia Território Top Team VO2 Sports

Se você conhece mais algum local de treinamento em Curitiba ou Região Metropolitana, por favor comunique. Se for comprovada a "linhagem", será adicionado aqui.

O que é Krav Maga?
É uma técnica de defesa pessoal (arte marcial) caracterizada por uma resposta violenta e rápida contra uma agressão. O objetivo do Krav Maga é ser efetivo: poucos movimentos levarem a neutralização do oponente. Seguem algumas regras:
- Defesa específica para ataque específico.
- Caminho mais curto, máxima velocidade e máximo poder.
- Movimentos naturais do corpo e sua mente.
- Faça o que consegue, mas faça certo. Não há atalhos.

Qual é o legítimo representante do Krav Maga?
Cada professor, instrutor ou aluno acredita estar na melhor escola de Krav Maga e que estaria mais alinhada aos ensinamentos de Imi Lichenfeld. A discussão é eterna e, devido ao sucesso do Krav Maga, todos querem ter o maior número de alunos possível. Essa rivalidade entre as escolas já resultou até mesmo em questionamentos judiciais.

Qual a diferença entre as escolas?
Existe diferença, mais seria impossível citá-las sem parecer ser parcial. Vá assistir uma aula.

Como achar o conteúdo que eu quero neste blog?
Clique aqui para entender os marcadores do blog.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Ciclo OODA

Existe uma ferramenta para demonstrar como são as tomadas de decisão. Formulada por John Boyd, o ciclo OODA é algo que acontece naturalmente com todos os seres humanos e, até mesmo, com organizações. É válida para qualquer tipo de reação. Mesmo quando a ameaça ainda não se transformou em agressão, já utilizamos esses mesmos passos.
A importância desse ciclo foi agilizar a tomada de decisões durante a guerra. Inicia-se com a observação, ou seja, a coleta de dados. Por exemplo, você vê uma pessoa a um metro de distância dar um passo na sua direção ao mesmo tempo em que eleva o punho fechado. A partir daí, automaticamente ou não, nosso cérebro avaliará a situação, concluindo que se trata de uma provável agressão com um soco. Frente a isso, decidiremos o que devemos fazer. Um chute, por exemplo. Uma vez decidido, nosso corpo deverá agir, executando o chute. Após essa sequência, tudo se reinicia. Observação. O chute foi efetivo? Há outras pessoas hostis? Avaliação…

Nas artes marciais, especialmente numa situação de defesa pessoal, é importante que não paremos na ação. Um novo ciclo deve se iniciar. Ou corremos o risco de sermos atacados por outros agressores, por exemplo. Essa é a função do zanshin. Mais claramente, após se livrar da primeira ameaça (seja por ter derrubado e golpeado o inimigo, seja por tê-lo afugentado com comandos de voz), deve fazer um scan visual em 360°. E, para que isso aconteça na vida real, tem que ser incorporado ao treinamento. Derrubou e golpeou, basta seguir a seqüência: olhar para frente, olhar para trás por um lado, olhar para trás pelo outro lado.

Já havia sido publicado sobre o ciclo OODA aqui.

Complemento em 17/05/2017: É o que Paulo Albuquerque do Kombato chama de "RODA" (Ronda Visual, Observação, Decisão e Ação). Outra arte marcial que enfoca nisso é o Keysi. Esse método de defesa possui movimentos muito estranhos à maioria das outras artes, mas é possível ver procedimento de rastreamento ativo de ameaças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário