O Krav Maga pode (e deve) ser praticado por homens e mulheres. Porém existe hoje uma intensa pressão para que a sociedade (em especial, os homens) abandone algumas características masculinas. Por isso é tão frequente vermos notícias assim:
Da wikipedia, temos os efeitos da "masculinidade tóxica":
"Alguns do efeitos da masculinidade tóxica estão a supressão de sentimentos, encorajamento da violência, falta de incentivo em procurar ajuda..."
Frente a um problema sério, como um caso de violência injusta, alguém tem alguma dúvida que o combatente (tanto homem quanto mulher) deve suprimir os sentimentos e não demonstrar medo? Alguém acha que choro é aceitável?
Ainda sobre a wikipedia, a violência é uma ferramenta. Ela pode ser usada de forma injusta (estupro, assalto, assassinato) ou de forma justa (impedindo a forma injusta). Como somente o cidadão honesto se sensibiliza com apelos, pregar contra a violência não terá impacto significativo na forma injusta.
E, por fim, cada vez mais as pessoas são estimuladas a serem dependentes. No caso de violência, a quem recorrer? A polícia é aliada dos cidadãos, mas ela tem suas limitações. Por exemplo, nos EUA, entre a ligação e a polícia aparecer na cena, são 5 minutos em média. O que um bandido consegue fazer nesse tempo?
Mas vai além. Passa a ser uma recomendação: "Não reaja!". Todo cidadão deveria ter o direito e a capacidade de julgar, sem ser recriminado, se deve ou não reagir.
E, por fim, mais um exemplo de como a imprensa quer forçar os homens a abandonar suas características. Homens vaidosos (exemplo: os que já foram a uma manicure) são vistos pelas pessoas comuns como uma exceção. Mesmo assim, acompanhando pela imprensa (que todo mês publica pelo menos uma reportagem de como os homens estão gastando cada vez mais com beleza), seria de se esperar que a maioria dos homens de hoje consumissem esse tipo de serviço.
Dessa maneira, o que conseguiremos foi muito bem ilustrado por Eric Allie:
As postagens são feitas com aproximadamente 30 dias de antecedência. Mas tive que complementar em 01/03/2017, para provar que a imprensa insiste em dizer que os homens estão adotando cada vez mais as características femininas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário