Como se diz e eu sempre enfatizo, "defesa pessoal é chegar intocado em casa". Chegar em casa intocado não é somente saber se defender. Pode ser dividido em três fases:
Gerência de Risco
Além da gerência de situação, essa gestão inclui o planejamento para prevenção da exposição ao perigo. Exemplo:
- Você sai tarde do trabalho, anda até o seu carro (que fica num estacionamento) e dirige até em casa. Você tem que estacionar o seu carro num local próximo a saída do prédio onde trabalha, num local iluminado. Se você não conseguir estacionar logo cedo, planeje para, enquanto ainda estiver claro e movimentado, reposicionar o seu veículo. Planeje-se para sair junto com colegas de trabalho de confiança e que outras pessoas de confiança saibam, em tempo real, quando, com quem e para onde estão indo.
- Planeje a rota (tanto a pé quanto embarcada) de modo a evitar locais inseguros. Se passar por esses locais é inevitável, antecipe os riscos e planeje a sua proteção (por exemplo, blindagem veicular) e sua reação.
- Vai a local público com crianças, planeje como vai controlá-las para evitar que se afastem de você. Pode, por exemplo, sair somente se houver um adulto responsável para cada criança ou se houver controle rigoroso das saídas de um ambiente fechado.
Gerência de Situação
É a gestão a partir do momento em que uma ameaça (potencial ou certa) é detectada. Nessa situação, você já está numa rua escura e deserta ou você já viu o ladrão observando a sua casa, se preparando para invadir. A gerência de situação é muito facilitada se já houve uma boa gerência de risco. Por exemplo, se você fez uma boa gerência de risco para a sua casa, você já:
- sabe os pontos vulneráveis de entrada na sua casa
- reforçou alguns deles
- sabe os locais onde o bandido consegue se esconder
- já sabe onde se abrigar
- conhece possíveis rotas de fuga
- deixou armas acessíveis
- treinou defesa pessoa
- tem um protocolo de ação (ex.: armar-se, abrigar-se com sua família, ligar para polícia e dar voz de comando ao intruso)
- TREINOU O PROTOCOLO COM SUA FAMÍLIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário