Introdução

Onde Treinar?

FSAKM: Centro de Treinamento Paranaense Instituto SOBS
Bukan: Jadim das Américas Ecoville
FPKMK: Academia Território Top Team VO2 Sports

Se você conhece mais algum local de treinamento em Curitiba ou Região Metropolitana, por favor comunique. Se for comprovada a "linhagem", será adicionado aqui.

O que é Krav Maga?
É uma técnica de defesa pessoal (arte marcial) caracterizada por uma resposta violenta e rápida contra uma agressão. O objetivo do Krav Maga é ser efetivo: poucos movimentos levarem a neutralização do oponente. Seguem algumas regras:
- Defesa específica para ataque específico.
- Caminho mais curto, máxima velocidade e máximo poder.
- Movimentos naturais do corpo e sua mente.
- Faça o que consegue, mas faça certo. Não há atalhos.

Qual é o legítimo representante do Krav Maga?
Cada professor, instrutor ou aluno acredita estar na melhor escola de Krav Maga e que estaria mais alinhada aos ensinamentos de Imi Lichenfeld. A discussão é eterna e, devido ao sucesso do Krav Maga, todos querem ter o maior número de alunos possível. Essa rivalidade entre as escolas já resultou até mesmo em questionamentos judiciais.

Qual a diferença entre as escolas?
Existe diferença, mais seria impossível citá-las sem parecer ser parcial. Vá assistir uma aula.

Como achar o conteúdo que eu quero neste blog?
Clique aqui para entender os marcadores do blog.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Exercício de Consciência Situacional

Vamos fazer um pequeno exercício. Siga os passos na ordem:
  1. Ajuste o seu relógio para despertar em um momento que seja conveniente para você, que você não esteja ocupado ou dirigindo.
  2. Quando o relógio despertar, pare tudo o que estiver fazendo.
  3. Feche o olho e concentre-se nos seus sentidos.
  4. Paladar: Que gosto está sentindo agora.
  5. Ofato: Qual odor? Parece vir de onde? É um odor temporário ou constante?
  6. Tato: Sente alguma vibração do chão? Sente alguma vibração nas paredes? Como está a temperatura? Sente calor irradiado de algum lugar? Qual a textura do que você está encostando com a mão? Como são as outras coisas que estão encostando em você (incluindo suas vestimentas e adornos)?
  7. Audição: Como são os sons e ruídos? O que eles provavelmente significam? Ou então existe algum som que você esperaria estar ouvindo mas não está?
  8. Visão: Abra os olhos e olhe para o ambiente ou, se estiver num ambiente muito pobre em elementos visuais, vá até uma janela e olhe o ambiente. Primeiro olhe o ambiente geral, tentando não focalizar a visão em um elemento específico. Perceba o padrão geral do ambiente. Alguma coisa destoa do padrão? Agora pode olhar para os elementos específicos e tente perceber detalhes.
Como exemplo real, eu estava em um restaurante quando fiz isso. Não sentia gosto algum. O odor era o de comida somente. Não havia vibração, a temperatura estava normal. Conseguia sentir minhas vestimentas e sentia que a minha carteira estava no meu bolso. Minha chave estava pendurada no cinto. Pelo ruído, havia alguém mexendo nas mesas no andar de cima. Havia barulho de chuva e conseguia ouvir os carros se deslocando pelo asfalto molhado, mas sem o ruído dos motores. O padrão geral era de pessoas andando lentamente, sem focar sua atenção em algo em comum. Somente as pessoas que estavam se molhando se apressavam (para sair da chuva). Havia uma pequena fila no caixa. Eu estava de costas para a parede, então nada ocorria atrás de mim.

Esse exercício é muito útil para desenvolver consciência situacional. Deveríamos fazer isso sempre. Mas o hábito começa nessas oportunidades.

Leia a publicação (Homem-Cinza).

Nenhum comentário:

Postar um comentário