Introdução

Onde Treinar?

FSAKM: Centro de Treinamento Paranaense Instituto SOBS
Bukan: Jadim das Américas Ecoville
FPKMK: Academia Território Top Team VO2 Sports

Se você conhece mais algum local de treinamento em Curitiba ou Região Metropolitana, por favor comunique. Se for comprovada a "linhagem", será adicionado aqui.

O que é Krav Maga?
É uma técnica de defesa pessoal (arte marcial) caracterizada por uma resposta violenta e rápida contra uma agressão. O objetivo do Krav Maga é ser efetivo: poucos movimentos levarem a neutralização do oponente. Seguem algumas regras:
- Defesa específica para ataque específico.
- Caminho mais curto, máxima velocidade e máximo poder.
- Movimentos naturais do corpo e sua mente.
- Faça o que consegue, mas faça certo. Não há atalhos.

Qual é o legítimo representante do Krav Maga?
Cada professor, instrutor ou aluno acredita estar na melhor escola de Krav Maga e que estaria mais alinhada aos ensinamentos de Imi Lichenfeld. A discussão é eterna e, devido ao sucesso do Krav Maga, todos querem ter o maior número de alunos possível. Essa rivalidade entre as escolas já resultou até mesmo em questionamentos judiciais.

Qual a diferença entre as escolas?
Existe diferença, mais seria impossível citá-las sem parecer ser parcial. Vá assistir uma aula.

Como achar o conteúdo que eu quero neste blog?
Clique aqui para entender os marcadores do blog.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Zonas de Alerta

Para defesa pessoal, temos que estabelecer zonas de alerta. Cada zona corresponde a uma ação diferente. Aqui, foi representado como círculos concêntricos, mas isso só se aplica para espaços abertos, como explicarei ao final.
Na zona 1 (amarela) é a área em que a atenção é despertada. Nessa zona incluem pessoas com intenção indeterminada ou fora da capacidade de nos fazer algum mal. Uma pessoa desarmada, mas claramente hostil a vários metros de distância é um exemplo. Outro exemplo é uma pessoa com intenção indeterminada, como alguém que pode ter adentrado a sua propriedade por engano, mas que está a uma distância que não pode causar algum problema. Nessa zona, todo esforço deve ser feito para convencer gentilmente a outra pessoa a não prosseguir. Frases como "Desculpe-me, eu reconheço o meu erro!" ou "O senhor deve ter se confundido. Aqui é uma propriedade particular." devem ser usadas.

A invasão da zona 2 (laranja) é a distância em que ainda é seguro mas a situação se aproxima do perigo inaceitável. A invasão a essa zona obriga ao uso agressivo da palavra, com frases imperativas. Fale alto "Saia de perto de mim!". Se o sujeito portar um objeto perigoso, como uma faca, também deve ser anunciado, por exemplo, com "Largue essa faca!". Além de poder retirar a intenção do agressor, também atrairá atenção de outras pessoas, que poderão ajudar.

A zona 3 (vermelha) exige ação imediata, o mais violenta possível, sem qualquer diálogo.
Como eu disse antes, o formato e o tamanho de cada zona varia conforme a situação. Alguém numa festa cheia de pessoas terá que tolerar contato mais próximo; um militar fardado numa território hostil terá zonas muito mais largas. Num campo aberto, como uma praça, são círculos concêntricos. Mas num ambiente fechado provavelmente as zonas terão outros formatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário