Introdução

Onde Treinar?

FSAKM: Centro de Treinamento Paranaense Instituto SOBS
Bukan: Jadim das Américas Ecoville
FPKMK: Academia Território Top Team VO2 Sports

Se você conhece mais algum local de treinamento em Curitiba ou Região Metropolitana, por favor comunique. Se for comprovada a "linhagem", será adicionado aqui.

O que é Krav Maga?
É uma técnica de defesa pessoal (arte marcial) caracterizada por uma resposta violenta e rápida contra uma agressão. O objetivo do Krav Maga é ser efetivo: poucos movimentos levarem a neutralização do oponente. Seguem algumas regras:
- Defesa específica para ataque específico.
- Caminho mais curto, máxima velocidade e máximo poder.
- Movimentos naturais do corpo e sua mente.
- Faça o que consegue, mas faça certo. Não há atalhos.

Qual é o legítimo representante do Krav Maga?
Cada professor, instrutor ou aluno acredita estar na melhor escola de Krav Maga e que estaria mais alinhada aos ensinamentos de Imi Lichenfeld. A discussão é eterna e, devido ao sucesso do Krav Maga, todos querem ter o maior número de alunos possível. Essa rivalidade entre as escolas já resultou até mesmo em questionamentos judiciais.

Qual a diferença entre as escolas?
Existe diferença, mais seria impossível citá-las sem parecer ser parcial. Vá assistir uma aula.

Como achar o conteúdo que eu quero neste blog?
Clique aqui para entender os marcadores do blog.

domingo, 1 de janeiro de 2017

O que é o Krav Maga?


O Krav Maga é uma técnica de defesa pessoal. Algumas escolas não gostam de usar o termo "arte marcial" por poder passar uma ideia errada, já que a maioria das artes marciais tem um forte embasamento em tradições, diferente do Krav Maga.

Assim como o Krav Maga, muitas outras artes marciais foram criadas paralelamente com foco na defesa pessoal. Analisando essas outras artes, vê-se que esse desenvolvimento converge para características semelhantes.


São características do Krav Maga:


- "Golpes baixos": Krav Maga não é um duelo de cavalheiros. Não existe honra. O único objetivo é que o cidadão honesto esteja em segurança. Portanto, não há preocupação com o bem estar físico ou emocional do agressor. Se ele usa óculos, um soco no olho poderia deixá-lo cego. O que seria muito ruim numa briga de cavalheiros, é totalmente aceitável na defesa pessoal. O agressor caiu aos seus pés e você acha que ainda não é seguro tentar fugir? Não há qualquer conflito moral em chutar a sua cabeça (ainda que isso possa matá-lo). Testículos, mamilo, via aérea são alvos válidos, bem como mordedura, beliscões ou uso de armas.


- Consciência Situacional: a luta esportiva mais próxima de uma briga de rua é o MMA (sem qualquer ofensa que o termo "briga de rua" pudesse trazer). Mesmo assim, o MMA ocorre num ambiente controlado, entre dois cavalheiros que obedecem às regras. No Krav Maga temos que cuidar com a possibilidade de haver mais de um oponente, a presença de armas (do agressor, sua ou alguma arma improvisada que o ambiente possa oferecer).


- Resolutividade: O objetivo é ser resolutivo. Para o Boxe e para o MMA, 20 segundos são um clinch. Para o Krav Maga é uma eternidade. Esse tempo é suficiente para deixar 4 agressores no chão e estar correndo à pelo menos 10 metros de distância. Isso acontece porque somos melhores? Não. É porque o objetivo do Krav Maga é diferente do objetivo do MMA ou do Boxe.


- Condicionamento Físico: Por ter como foco uma resolutividade em poucos segundos, o Krav Maga não requer condicionamento físico excepcional, como exige dos atletas de lutas esportivas. Lógico que o condicionamento melhora a chance de sucesso, mas entre se dedicar ao condicionamento e ao desenvolvimento da técnica, o Krav Maga dá prioridade ao último.


- Variabilidade: No Krav Maga, o objetivo é aprender e se desenvolver para poder lidar com o máximo de situações possíveis. Por isso, kata exatamente como nas outras artes, não existe. O que existe são várias técnicas "intercambiáveis". Se, por exemplo, está sendo ensinada uma técnica qualquer e que envolve um chute mas o agressor acabar ficando próximo demais, é possível trocar o chute por uma joelhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário