Lembrando desse episódio, preciso dizer que o objetivo desse blog é divulgar e promover a prática do Krav Maga, além de complementar as aulas com subsídio teórico para a defesa pessoal. Uma forma de promover é atrair o maior número de praticantes possíveis. Uma possível estratégia seria criar um pânico nas pessoas e elas automaticamente, por medo, buscariam uma arte marcial como estratégia de defesa pessoal. O Krav Maga certamente figuraria entre as principais opções por todas as suas características.
Os episódios de histeria coletiva (e assemelhados) geralmente tem um fim abrupto, assim com os alunos que, tão logo cesse a percepção de perigo, abandonam as artes marciais. E isso não contribui para o estudo da defesa pessoal em alto nível. O que realmente fortalece o Krav Maga são professores preparados com alunos graduados trazendo diversas experiências pessoais (tanto por terem enfrentado situações reais quanto por carregarem bagagem de conhecimento de outras artes marciais ou treinamentos em segurança e defesa pessoal) e debatendo o assunto num fórum. Entenda esse fórum como uma metáfora, o que eu vi é o intercâmbio de ideias nas próprias aulas.
Falando em histeria coletiva você gostaria de treinar desse jeito, com técnica que obviamente só funcionam (?) dentro do dojo com alunos. Mais que isso, ao contrário das outras artes marciais, parece ser muito mais efetivo com algum aluno muito graduado do que com um que está na sua primeira aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário