Existem três escolas com representantes em Curitiba. São lideradas por esses três mestres: Kobi Lichtenstein, Yaron Lichtenstein e Veruilson Nogueira. Os três são tecnicamente muito bons. Novamente, qual deles é o legítimo representante do Krav Maga no Brasil? Cada escola diz que é o seu mestre. Qual escola possui o melhor método de ensino? Cada um defende a própria escola, obviamente. Então não esperem aqui um posicionamento porque pretendo divulgar o Krav Maga das três escolas de Curitiba.
- Promessa de algo que soa "bom demais para ser verdade". Não há milagre. Só com muito treino o sujeito adquire conhecimento útil.
- Pagamento de taxas que não se sabe exatamente para que serve. Elas vem disfarçadas de custos, mas - na verdade - só servem para enriquecer alguém. Lógico que o profissional tem o seu valor e ele precisa pagar suas contas, mas para que disfarçar essa remuneração em taxas com propósitos secretos?
- Forçar a tomar decisões sem poder ter tempo de analisada. Se é bom, será escolhido mesmo após reflexão.
- Induzir a pessoa a manter segredo sobre as práticas administrativas. Lógico que, muitas vezes, o aluno é estimulado a não compartilhar o conhecimento com outras pessoas. O problema é quando até mesmo os procedimentos administrativos são mantidos em sigilo. Geralmente serve para que o aluno não possa ser alertado de que é vítima de fraude.
- Prometer a solução para problemas que não são o foco da aula. Estudar artes marciais serve para melhorar a habilidade do sujeito em artes marciais. É esperado alguns ganhos secundários, como auto-confiança, disciplina e concentração. O problema é quando esses ganhos secundários são superestimados.
- Dizer que a fonte do conhecimento tem características místicas e difíceis de serem comprovadas. Em geral, serve para esconder a falta de formação do professor.
- Dizer que os críticos são, na verdade, invejosos. Pessoas destacadas na sua área podem ser vítima de inveja. Mas nunca alguém vai se resumir ao argumento da inveja para responder às críticas.
- Dizer que seu conhecimento é a melhor, a última, a definitiva técnica de luta, válida para todas as situações. Cada arte marcial tem usa característica. Dificilmente um aluno de Krav Maga seria campeão de MMA porque nossa especialidade é combater com técnicas proibidas nesses eventos, em embates com duração muito curta. Diferente do MMA. No sentido inverso, um lutador de MMA talvez não soubesse o que fazer quando alguém sacasse uma faca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário