3 Segredos da Auto-Defesa sem Frescura
Eu estou cheio e cansado de toda a confusão sobre auto-defesa que supostos experts jogam na internet. Parece que todos anunciam que tem o melhor curso ou programa de auto-defesa.
Auto-defesa sem frescura é bastante simples. Mas aprender um sistema de auto-defesa sem frescura (há vários bons programas por aí) apropriadamente, há alguns poucos fundamentos que você precisa entender primeiro.
O maior fundamento é conhecer qual é o seu objetivo. O instante que você se esquece disso, você põe sua vida em risco.
O único objetivo é a auto-defesa:
Seu objetivo em qualquer situação de auto-defesa é escapar tão pouco dano quanto possível a si mesmo ou aos que você protege. É isso.
Seu objetivo não é dar uma surra no agressor, dar-lhe uma lição, mostrar suas habilidades para seus amigos ou detê-lo até que os policiais chegarem. Esses outros objetivos vão fazer você se machucar.
Perceba que eu disse acima "escapar tão pouco dano quanto possível a si mesmo ou aos que você protege". Essa é uma consideração importante. Se você está protegendo alguém, você precisa aumentar a sua exposição ao risco e ferimentos para permitir uma chance maior de que eles escapem. Considerando essa discreta nuance, o objetivo é bem simples.
Mentalidade da auto-defesa sem frescura:
Sua mentalidade quando encontra uma situação violenta é crucial. O agressor não se preocupa com a sua segurança ou seu bem-estar, então - semelhantemente - você não deveria se preocupar com as suas (dele). Você tem que estar aberto a usar qualquer meio necessário para escapar com segurança.
Antes que eu vá adiante, eu quero esclarecer que quando eu digo "escapar", eu não quero dizer que você deva virar-se e correr sempre. Ser perseguido é uma situação perigosa. Quando eu digo "escapar", eu quero dizer tanto assegurar-se que você tem uma grande vantagem sobre seu agressor quando começar a correr ou que você se assegure que ele temporariamente ou permanentemente não consiga persegui-lo.
O que me traz a mentalidade: não há luta justa fora do dojo ou do ringue de Boxe. Você precisa lutar sujo.
Para resumir a mentalidade da auto-defesa sem frescura, você deve aceitar o uso de qualquer força necessária (não importa quão injusta ou suja) enquanto tem nenhuma preocupação com o bem-estar do agressor. Essa é uma mentalidade do sobrevivente.
Essa mentalidade não o faz uma pessoa má. VocÊ pode ser uma pessoa gentil e não-violenta na sua vida inteira, mas tem que perceber que quando uma briga é trazida até você por um agressor, a única maneira para fora dessa situação é ser tão selvagem e violento quando possível. É sobre a sua vida que estamos falando aqui e há muito poucas coisas mais preciosas para você que a sua vida. Proteger a sua vida é tudo para a auto-defesa sem frescura.
Auto-defesa focada no alvo:
Esse é provavelmente o maior princípio que separa a auto-defesa sem frescura do tipo ineficiente, vazio e chique sobre o qual você leu ou ouviu. A chave aqui é focar nos alvos mais vulneráveis e incapacitantes do corpo humano, não em movimentos chiques que parece legais no espelho. Se você precisa assistir o movimento em velocidade lenta para entender o que está acontecendo, provavelmente não é uma boa técnica para usar numa situação de desespero.
Quais são os alvos vulneráveis? Olhos, virília, parte interna do joelho, garganta, orelhas e vários outras partes do corpo, dependendo da situação.
Por que você deveria focar nesses alvos? Esses alvos atendem a pelo menos um desses dois critérios:
- Causam muita dor.
- Distraem o agressor do assalto.
Não gaste tempo tentando nocautear um homem com um soco. A menos que você seja um bom boxer ou maior que o outro cara (improvável, uma vez que o agressor sempre escolhe vítimas mais fracas), você tem mais chance de fracassar. Semelhantemente, gastar tempo e energia socando as costas do cara não vai acabar com o conflito. Alguém que verdadeiramente entende sobre auto-defesa sem frescura simplesmente iria socar o olho do agressor, talvez dar um tapa na orelha, terminar com um chute na virília e escapar (não muito romântico, mas muito efetivo).
Seria difícil explicar técnicas para atacar esses alvos em um artigo como esse, então eu não vou tentar. O propósito desse artigo é ajudar a entender sobre o que é auto-defesa sem frescura. Dessa maneira você estará capacitado a julgar um programa de auto-defesa baseado em detalhes concretos para decidir se é um programa que você deveria gastar o seu tempo para aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário